São José das Lavegadas é a Freguesia que nos oferece um exuberante Património Natural. O Rio Alva ex-libris deste território, circunda na Freguesia e faz limite do concelho com Arganil.
Esta Freguesia situa-se na Encosta Norte da serra de São Pedro Dias e por ela tiveram de passar estradas e caminhos confluindo na Ponte da Mucela
Mucela é lugar antigo, com referências seculares que remontam ao séc.X.
Ponte da Mucela foi ponte Medieval ao tempo do Rei D. Dinis em 1298. Esta construção teria substituído uma anterior construção do tempo Romano onde ainda se avistavam vestígios. Em 1560 o Rei, Cardeal D. Henrique, regista uma intervenção na ponte que liga o litoral ao interior pelo rio Alva. Novo registo de 1567, reforça o interesse da Ponte como sendo uma das mais importantes do país. Na retirada da 3.ª Invasão Francesa foi demolido o primeiro arco do lado Ocidental, reconstruido em 1833. A ponte possuí 4 arcos, dois maiores sobre o rio Alva e dois sobre a povoação.
A Freguesia resulta de uma desanexação da Freguesia de São Miguel de Poiares, do padroado da Universidade de Coimbra. Não existe a povoação de Lavegadas, o local da sede de Freguesia tem o nome de Igreja Nova.
Desta Freguesia é possível observar as serras da Lousã, Estrela, Caramulo e Bussaco, afirmando-se assim no olhar uma paisagem e ares puros que convidam aos desportos e atividades de Natureza. São aldeias pitorescas e singelas os lugares da Freguesia. Igreja Nova, sede da Freguesia de São José das Lavegadas, possuí uma Igreja Paroquial, construção reedificada no século XVIII, é um edifício singelo e baixo, com frontaria simples. Sabouga e Alto do São Pedro Dias, com capela e Romaria pelas festas de São Pedro, conhecida também desde o século XVII por Almas da Serra. Neste lugar referenciamos o Dólmen de São Pedro Dias. Vestígios de povoamento deste território que remontam à Pré – História, mais especificamente ao período Neolítico, compreendido entre o ano 5.000 e 2.000 ac. Moura Morta é uma aldeia que foi anexada a esta freguesia eclesiasticamente no século XVIII e civilmente no século XIX, fazia parte do concelho de Arganil.
Ao Nível do património Humano podemos salientar entre outros, o Dr. Antonino Henriques natural da aldeia da Moura Morta, nascido em 1917. Homem de grande cultura e pedagogo, foi Professor e ocupou diversos cargos ligados ao ensino como Diretor da Zona Centro e Diretor da Escola Secundária Avelar Brotero em Coimbra. Publicou inúmeros artigos sobre a História do Concelho de Vila Nova de Poiares, obtendo louvores e condecorações. António Gonçalves foi benemérito e natural da Freguesia de Sabouga. Editor e Livreiro na Freguesia de São José das Lavegadas, criou um Centro Assistencial e uma Biblioteca na década de ’50 do século XX.
Contactos:
Junta de Freguesia de Lavegadas
Igreja Nova - Lavegadas 3350-052 Vila Nova de Poiares
Telefone/Fax: 239 455 667 (custo de chamada rede fixa nacional)
E-mail: freguesiadelavegadas@hotmail.com
Site: freguesiadelavegadas.pt
© 2025 Junta de Freguesia de Lavegadas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.